segunda-feira, 31 de março de 2014

100 anos da Federação Portuguesa de Futebol

A 31 de março de 1914 nasceu a União Portuguesa de Futebol, que em 1926 alterou o nome para Federação Portuguesa de Futebol.

Existiam, em 1914, três associações de futebol em Portugal: Lisboa, Porto e Portalegre. Uniram esforços e fundaram a União Portuguesa de Futebol. Foi a 31 de março de 1914. Sendo verdade que só em 1926 passou a chamar-se Federação Portuguesa de Futebol, não o é menos que essa data é, declaradamente, a data do nascimento desta instituição. E é ela que se se celebra agora.

António Joaquim de Sá e Oliveira - advogado professor, reitor de liceus afamados de Lisboa - foi o primeiro presidente da FPF (UPF), mas foi já sob a égide de Luís Peixoto Guimarães que a FIFA reconheceu o estatuto de membro efetivo à federação portuguesa. Desde então, e até ao atual líder Fernando Gomes, conduziram a FPF mais 30 presidentes e Portugal foi trilhando o seu caminho de afirmação no futebol mundial.


O alargado conjunto de eventos cuja organização se vai espalhar por um ano - entre 31 de março de 2014 e 30 de março de 2015 - visa, muito concretamente, homenagear todo este passado. Ao mesmo tempo que se olha para o futuro.

O Centenário da FPF tem na sua Comissão Organizadora Júlio Vieira (presidente da AF Leiria), Nuno Lobo (presidente da AF Lisboa), Nuno Silva (presidente da AF Portalegre), Lourenço Pinto (presidente da AF Porto), José Ramalho (presidente da AF Beja), Fernando Seara (advogado), Ricardo Serrado (historiador), Ernesto Ferreira da Silva (economista) e Vítor Baía (guarda-redes mais internacional de sempre).

Meo, Continente, Sagres, Samsung e RTP são os parceiros da FPF nesta celebração.

Notícia do site da FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário