O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol organiza a 10ª edição da Semana Contra o Racismo e Violência no Desporto, que decorrerá até dia 5 de março e que tem Abel Xavier como embaixador.
O evento de abertura aconteceu a 25 de fevereiro, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa. Durante a cerimónia, foi assinado o Memorando de Entendimento - Futebol é União, contra o racismo, a violência, a xenofobia, a intolerância e a discriminação no futebol.
O documento foi rubricado por Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, Emídio Guerreiro, secretário do Estado do Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Lisboa, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Mário Figueiredo, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, José Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, Vítor Serpa, diretor de A Bola, João Querido Manha, diretor de Record, e José Manuel Ribeiro, diretor de O Jogo.
Ao longo do fim de semana desportivo, as faixas comemorativas serão exibidas pelos jogadores dos seguintes confrontos: Sporting vs. Sp. Braga, Belenenses vs. Benfica, Vitória de Guimarães vs. FC Porto e Estoril vs. Olhanense.
O encerramento ocorrerá a 5 de março, após a exibição das faixas da iniciativa nos jogos das seleções nacionais (sub-21 vs. Macedónia, pelas 18 horas, e AA vs. Camarões, pelas 21 horas).
A Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto visa promover o futebol e os valores do respeito, fair-play e tolerância, valorizar a inclusão social no e pelo desporto, enfatizar a função do desporto enquanto unificador da sociedade, fomentando espaços de convívio e de tolerância, promover a participação dos jovens em atividades salutares, evitando o desvio para práticas de risco e combater a crise de valores e a desintegração e exclusão social.
Sem comentários:
Enviar um comentário